Treino NeuroMuscular/ NeuroEndócrino

Treino NeuroMuscular/ NeuroEndócrino

Trata-se de uma tipologia de treino específica cujo objectivo é a eficiência e optimização da reabilitação ou da performance física dos nossos utentes. É baseado em técnicas de correcção de desiquilibrios musculares e estruturais e, numa tipologia e metodologia específica de treino para a melhoria da composição corporal e performance física.

Este tipo de treino permite aos nossos utentes que estão a fazer tratamento, continuar o seu processo de recuperação num contexto de treino de reabilitação e futura integração no exercício físico. Permite de igual forma, a todos os nossos utentes, atletas e não atletas, cujo objectivo é a melhoria da composição corporal e performance física, terem um acompanhamento especializado, de forma a obterem os melhores resultados possíveis.

Neste sentido, desenvolvemos a nossa área do Exercício e Performance Física em 2 vertentes: a vertente Clínica e a vertente Desportiva.

Vertente Clinica

A recuperação contínua e o seu bem-estar físico é a nossa prioridade. Esta vertente diz respeito ao acompanhamento do processo de reabilitação e, consequente integração no exercício físico dos nossos utentes.

  • Estou quase a terminar a recuperação das minhas costas, e agora? Que exercícios deverei fazer para dar continuidade ao fortalecimento da minha zona lombar?
  • Terminei a recuperação da lesão no meu ombro. Como posso assegurar-me que não terei uma recidiva?
  • Finalmente sem dores na cervical! Que acompanhamento deverei ter para voltar a fazer exercício físico com segurança?
  • O meu joelho está recuperado! Vou regressar ao ginásio mas…como posso saber quais são agora os exercícios mais correctos para voltar a treinar em segurança?

Para garantir e assegurar a sua total recuperação e prevenir o surgimento de uma nova lesão, a Vitality Clinic coloca ao seu dispor especialistas em Exercício físico e Reabilitação que, em simultâneo com a sua fase final de recuperação, ou após terminar a sua recuperação por completo, o ajudam a integrar-se novamente no treino de uma forma segura e eficaz de acordo com o seu problema inicial. 

Este acompanhamento é feito através de sessões de treino personalizado, de forma a desenvolver correctamente a eficiência neuromuscular, a força e flexibilidade das estruturas lesionadas, factores necessários para o seu regresso ao exercício físico com total segurança. Desta forma, preocupamo-nos não só com a recuperação do utente mas também com a sua integração e retorno às actividades profissionais e de lazer, de modo a minimizar o impacto que as lesões possam ter no percurso de vida de cada um.

Vertente Desportiva

Acompanhamento de todos os nossos utentes, não atletas e atletas, que pretendam de uma forma amadora ou profissional, melhorar a sua composição corporal e performance física, através de uma tipologia de treino específica.

Utentes não atletas: 

Todos os utentes que vêm referenciados das nossas consultas médicas, consulta de nutrição ou da consulta da avaliação da composição corporal, tem ao seu dispor um acompanhamento especializado na área do treino físico. Consideramos o exercício físico, como um pilar fundamental para se obter resultados de excelência ao nível da composição corporal e performance física. Confiamos inteiramente nos nossos profissionais do exercício físico para, através de um acompanhamento personalizado, o conduzirem à forma física que sempre desejou.

Utentes atletas: 

Fazemos consultoria a clubes desportivos e a atletas de alta competição a título individual (futebol, voleibol, andebol, atletismo, remo, entre outras), na qual desenvolvemos protocolos de treino e reabilitação específicos.

Em que se baseia a nossa consultoria? Baseia-se numa avaliação física inovadora, a Avaliação NeuroMuscular e Biométrica. Esta avaliação permite-nos retirar o perfil completo de cada atleta:

  • Desequilíbrios estruturais e musculares;
  • Força relativa dos principais músculos;
  • Perfil metabólico e hormonal;
  • Alterações do sono;
  • Alterações da função gastrointestinal

A partir desta avaliação é formulado um plano de intervenção para cada atleta, de forma a optimizar a performance física e consequente rendimento desportivo. O nosso plano de intervenção abrange quatro grandes áreas de actuação:

  • Alimentação: 
    Formulação de um plano alimentar personalizado baseado nos desequilíbrios metabólicos e hormonais encontrados, de forma a maximizar a sua recuperação pós-esforço e potenciar a sua energia e vitalidade física;
  • Treino: 
    Desenvolvimento de um plano de treino personalizado baseado na avaliação neuromuscular; que permite a cada atleta desenvolver ao máximo as suas aptidões físicas, corrigindo os desequilíbrios musculares encontrados e prevenindo possíveis futuras lesões; 
  • Suplementação: 
    Protocolo de suplementação baseado nos resultados da avaliação biométrica, com o objectivo de corrigir as carências nutricionais encontradas, aumentar o seu potencial enquanto atleta e a sua capacidade de recuperação pós-treino e pós jogo;
  • Reabilitação Física: 
    Optimizamos o processo de reabilitação do atleta, utilizando tecnologia de ponta para a recuperação da dor associada a lesões, aceleração do processo de cicatrização e regeneração das estruturas músculo-esqueléticas afectadas.

Se é um Atleta…

  • Por que razão deve optimizar a sua performance física?
  • Sabe quais são os custos associados ao não investimento na sua própria performance física?
  • Até onde ambiciona evoluir na sua carreira desportiva?

Repare nos seguintes factos reais associados ao desporto de alta competição:

  • No futebol europeu as lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) constituem 43% do total de lesões do complexo articular do joelho.
  • Em muitos casos, a lesão do LCA é responsável pelo fim da carreira desportiva.
  • As lesões musculares representam mais de 30% do total dos casos observados em clinicas e são a maior causa de tempo perdido no desporto (média de 90 dias e 15 jogos/ clube/ época no futebol inglês).
  • Na última década, o departamento médico do FC Barcelona registou em média 150 lesões por época; dessas, 60 lesões ocorreram nos hamstrings (músculos posteriores da coxa).
  • A rutura de grau III dos hamstrings pode ter um período de recuperação até 7 semanas, o que implica um tempo de paragem acima da média.
  • As lesões no ombro, principalmente as lesões da articulação acrómio-clavicular, representam aproximadamente metade das lesões do complexo articular do ombro em desportistas e surgem com maior frequência nos desportos de contacto como o futebol, rugby e basquetebol.
  • As lesões do complexo articular do ombro são responsáveis por 46% dos dias de ausência nas provas competitivas, em jogadores de rugby de nível profissional.

A forma mais eficaz de evitar a ocorrência de lesões é actuando na prevenção, através de um programa específico de intervenção, no qual o treino assume um papel preponderante na correcção de desequilíbrios estruturais e musculares e no fortalecimento das estruturas correctas. Esta é a base para a formação de atletas mais fortes, mais rápidos e mais valiosos financeiramente.

Sabia que o treino de força pode reduzir até 60% as lesões musculares?
Aposte na sua carreira e no seu sucesso de uma forma inteligente!