Consulta de Medicina Preventiva Personalizada & Anti-aging
- Tem alguma queixa ou algum mal-estar geral e está cansado de ouvir: “Você não tem nada. É psicológico.”?
- Tem alguma sensibilidade ou intolerância alimentar?
- Costuma sentir-se frequentemente “inchado” sem perceber porquê?
- Sofre com alergias ou infecções de repetição?
- Tem dores articulares generalizadas ou osteoporose inexplicáveis?
- Não dorme a noite toda ou acorda cansado, sem energia para começar o dia?
- Aparenta ser mais velho do que diz o seu BI?
Todas estas perguntas têm uma resposta científica e, mais importante, uma resolução. Saiba como pode prolongar a sua vida com mais saúde, evitar ou travar vários problemas de saúde e melhorar a sua aparência física através da Medicina Anti-aging – uma abordagem clínica e cientificamente comprovada no tratamento e prevenção de muitas doenças.
Hoje em dia, encontramos pessoas que envelhecem mais rápido e outros mais lentamente, dependendo da hereditariedade e, sobretudo, do meio em que vivem e como vivem. Também assistimos a um aumento de várias doenças ditas relacionadas com o envelhecimento – hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, enfarto do miocárdio, diabetes, vários tipos de cancros, artroses e artrites, doenças respiratórias, etc – que acontecem em diferentes etapas da vida de cada pessoa.
Não são os genes que regulam a nossa saúde por completo. A investigação actual demonstra que, cada vez mais, que: “Quase todas as características associadas ao envelhecimento podem ser moduladas por factores nutricionais, estilo de vida e ambientais”. (Bland. J. S. Phd).
Está nas suas mãos escolher como permanecer saudável. Está nas nossas mãos ajudá-lo a atingir ou manter os seus objectivos.
Qual é a maior diferença com a Medicina Convencional?
As 3 principais causas de morte a nível mundial são doenças crónicas: doenças cardíacas, vários tipos de cancros e doenças respiratórias, mas a medicina convencional actua sobretudo nos problemas agudos de curta duração ou que requerem tratamento imediato. Por exemplo: Se tiver dores de estômago, são usados medicamentos anti-ácidos. Se tiver o colesterol mais alto, são usados medicamentos para o baixar. Embora muitas vezes necessários, estes medicamentos apenas provocam uma resposta artificial no seu corpo, sem ter em conta a origem destas alterações.
A Medicina Funcional coloca a ênfase em cada pormenor do estilo de vida de cada pessoa que pode influenciar a expressão genética de várias doenças, sobretudo quando há predisposição familiar.
Qualquer sintoma é uma resposta do nosso corpo a um problema subjacente e demonstra que existe algum desequilíbrio fisiológico ou doença específica que é preciso tratar.
Imagine a sua saúde como uma torneira a pingar. Na Medicina convencional, limpa-se a água. Na Medicina Funcional olha-se para a causa da fuga e tenta-se corrigi-la.
Esta consulta destina-se a todos aqueles que possam ter:
- Dificuldade em perder peso, sobretudo a nível abdominal
- Alergias e sensibilidades alimentares
- Problemas digestivos (refluxo, gastrites, infecção por Helicobacter pylori, pedras na vesícula, etc)
- Obstipação crónica
- Cólon irritável, doenças inflamatórias intestinais
- Diabetes
- Síndrome pré-menstrual, endometriose, alguns casos de infertilidade (feminina e masculina)
- Infecções de repetição (infecções urinárias, herpes, candidíase)
- Osteoporose (sobretudo em idades mais jovens), inflamação e dores articulares
- Doenças auto-imunes: tiróide, artrite reumatoide, psoríase, esclerose múltipla, etc
- Fibromialga
- Alterações do padrão de sono e Insónia
- Fadiga e exaustão física
- Alterações da memória, concentração
Na Vitality clinic, a consulta de Medicina Funcional é realizada por um médico especialista com a eventual colaboração de especialistas de outras áreas diferentes, mas complementares – Avaliação Biométrica, Fisiatria, Terapia Neuromuscular e Medicina Tradicional Chinesa – todos trabalhando juntos com uma única missão: Melhorar a sua saúde.
Na 1ª Consulta (duração média de 1 hora), é feita uma Avaliação Médica extensa a par duma Avaliação Laboratorial avançada, única e o mais completa possível. Nesta área, trabalhamos única e exclusivamente com a Labco (www.labco.pt), líder europeu na área do diagnóstico laboratorial.
A Avaliação Laboratorial contempla uma série de testes específcios e inovadores, através da análise de sangue, urina, saliva, utilizando vários parâmetros bioquímicos, hormonais e imunológicos – chamados de bio-marcadores.
Por exemplo, sabia que só pela análise da sua saliva, podemos saber porque dorme mal ou quais os seus défices hormonais? Sabia que na urina, podemos saber qual a principal razão para sofrer de síndrome pré-menstrual?
Após a realização dos exames solicitados (em média, entre 3 a 4 semanas) e, uma vez encontrado o problema subjacente, prossegue-se para a 2ª Consulta, onde é elaborado um plano terapêutico individual, com o objectivos de: PARAR, REVERTER OU PREVENIR as doenças e os seus sinais/ sintomas associados.
Este plano é constituído por uma série de medidas:
1. Nutrição Funcional – “Somos o que comemos”. Os alimentos que ingerimos são a 1ª forma de tratamento e esta abordagem é crucial. O termo “alimento funcional” refere-se aos alimentos que, para além de nutrir, possuem efeitos benéficos e impacto na nossa saúde.
Actualmente, estamos sujeitos a “stress alimentar” provocado por vários factores modificáveis: exposição diária a alimentos a que somos sensíveis/ intolerantes, provocando uma resposta imunitária tardia (que pode ser ligeira ou grave); aumento das embalagens plásticas de uso doméstico; exposição a pesticidas; alterações da digestão e absorção alimentar e descarga contínua de insulina do pâncreas, como resultado de dietas sobrecarregadas de açúcar e ingestão de alimentos processados/ industrializados cheios de produtos químicos (conservantes, corantes, emulsificantes, etc.).
Nesta consulta, ajudamos os nossos clientes a fazerem as melhores escolhas alimentares da forma mais simples possível no seu dia-a-dia.
2. Terapia Nutracêutica específica – O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico” de farmacêutico. Esta terapia contempla a combinação precisa de nutracêuticos e extractos fitoterápicos naturais concentrados, que actuam na origem dos vários desequilíbrios fisiológicos e metabólicos específicos de cada pessoa.
Actualmente, existem variadíssimos estudos sobre a eficácia de várias substâncias na nossa saúde, como por exemplo: Magnésio, zinco, várias vitaminas, ácidos gordos essenciais, chá verde, curcumina, pró-bióticos, etc
Também são usados vários nutrientes com efeitos benéficos na redução do envelhecimento cutâneo, fortalecimento das unhas e cabelo e redução da gordura corporal, entre outros: luteína, licopeno, vitaminas, ácidos gordos omega-3, condroitina, coenzima Q10, etc.
3. Modulação Hormonal – À medida que envelhecemos e perdemos o equilíbrio hormonal, a maior parte das funções dependentes de hormonas começam a deteriorar-se. É logo a partir dos 30 anos que o nosso corpo está programado para diminuir a produção hormonal e é nessa altura que muitos de nós começa a sentir-se mais cansado, mais esquecido, com maior dificuldade cognitiva, com menor capacidade para fazer exercício, com pior recuperação de doença, com mais problemas circulatórios.
Esta terapia é vital para reequilibrar as alterações hormonais próprias da idade ou fruto de várias doenças ou maus hábitos de vida.
Trata-se dum tratamento avançado que restaura a função das glândulas endócrinas de forma natural, utilizando, sempre que necessário, hormonas bioidênticas seguras e que visa corrigir a diminuição de várias aptidões como: cognição e memória, força musculo-esquelética, energia e vitalidade, desempenho sexual, a par da diminuição cada vez mais acelerada de várias hormonas – Vitamina D3, DHEA, melantonina, GH, testosterona, progesterona, etc.