Fisioterapia

Fisioterapia

A Fisioterapia é uma ciência que se dedica à prevenção e tratamento de disfunções do funcionamento do corpo humano (sistema músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico). Na Vitality Clinic a Fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento, da postura e do padrão postural associado à dor, baseando-se na estrutura e função do corpo, com a finalidade de tratar a disfunção apresentada e desenvolver a capacidade física e funcional do utente.

Baseamos a nossa actuação num diagnóstico diferencial e realizamos uma avaliação sistemática de cada caso, onde planeamos e executamos programas específicos de intervenção que visam o tratamento específico de cada situação clinica e a máxima funcionalidade do utente.

Actuamos principalmente nas áreas de Orto-traumatologia, Músculo-esquelética e Fisioterapia no Desporto.
Na Vitality Clinic, a área da Fisioterapia recorre, entre outras, às seguintes terapêuticas especificas:

Terapia Manual:
Utilizamos técnicas específicas de terapia manual como massagem de reabilitação, massagem desportiva, massagem transversal profunda (trigger points), técnicas de mobilização articular e muscular (Método Maitland), técnicas de correcção postural (Método Cadeias Musculares ou Fisiológicas), entre outras.

Electroterapia:
Utilizamos uma tecnologia pioneira e especifica no tratamento da dor, uma corrente baseada num tipo de neuroestimulação eléctrica transcutânea (TENS). É aplicado de uma forma totalmente controlada e segura para o utente.

Vibroterapia:
É uma modalidade terapêutica promovida através de vibrações por equipamentos eletrónicos de massagem corporal. Esta terapêutica apresenta vários benefícios: promove o relaxamento muscular e o alívio da dor provocada por tensões musculares como contracturas e espasmos; estimula a circulação sanguínea local e a drenagem de líquidos intersticiais, favorecendo por exemplo a eliminação do ácido lático acumulado nos músculos.

Hidroterapia:
A Fisioterapia aquática consiste na realização de exercícios terapêuticos dentro de uma piscina aquecida (temperatura varia entre 32 a 34 graus celsius). É uma modalidade terapêutica que proporciona efeitos fisiológicos imediatamente após a imersão e, tem a vantagem de facilitar o movimento e de aumentar o conforto durante a realização dos exercícios. Utilizamos inúmeras técnicas de reabilitação, associadas às propriedades físicas da água, para realizarmos exercícios de mobilidade articular e muscular, fortalecimento e relaxamento muscular. Incorporamos esta modalidade no plano de tratamento de patologias ou lesões específicas que necessitem de um ambiente facilitador do movimento.

Drenagem Linfática Manual:
Trata-se de uma técnica específica de compressão manual dos tecidos que utiliza pressões intermitentes e tem como objectivo aumentar o fluxo da circulação linfática para reabsorver os fluidos resultantes de certas condições clinicas, como por exemplo: linfoedemas, tecidos edemaciados por lesões ou rupturas musculares e ligamentares, varizes, cicatrização, pernas inchadas, entre outras.
Os grandes benefícios desta técnica estão relacionados com a reabsorção de produtos tóxicos resultantes de inflamações para os gânglios linfáticos, com o aumento da circulação sanguínea periférica e oxigenação dos tecidos, desintoxicação das estruturas musculares e diminuição de aderências.

Mesoterapia Homeopática:
Consiste na administração de micro injecções intradérmicas de doses reduzidas de medicamentos homeopáticos (naturais) em pontos concretos, através de uma agulha pequena e muito fina, que vai estimular o sistema imunitário e a capacidade de regeneração e reacção do organismo perante patologias ou lesões do sistema neuro-músculo-esquelético. 
Através da sua acção descontraturante, anti-inflamatória, anti-edematosa e analgésica, esta técnica permite a redução da dor e da inflamação dos tecidos, a recuperação da mobilidade e da funcionalidade perdidas, de uma forma bastante rápida.
Possui a grande vantagem de se poder aplicar o medicamento directamente na zona a tratar, potenciando assim a sua acção e resultados. Por serem medicamentos naturais, possuem contra-indicações e efeitos secundários quase nulos.
Utilizamos esta técnica incorporada nos nossos tratamentos de problemas neuro-músculo-esqueléticos, tais como: lesões musculares, lesões ligamentares, tendinites ou tendinoses, patologia articular degenerativa, sintomatologia associada a hérnia discal, entre outras.

Eletropuntura:
Consiste numa técnica inovadora que temos ao seu dispor para o tratamento das patologias músculo-esqueléticas. A Eletropuntura é uma das disciplinas da Medicina Chinesa e consiste na aplicação de agulhas associadas a um estímulo eléctrico, através do recurso a um aparelho electroestimulador. 
Esta técnica tem por base a Acupuntura, técnica que consiste na colocação de agulhas muito finas em pontos especícficos do corpo, chamados de acupontos e localizados ao longo de meridianos (trajectos energéticos não visíveis que seguem habitualmente o trajecto de nervos e grandes vasos corporais), com o objectivo de melhorar o estado de saúde do paciente.
Esta inovadora técnica tem um efeito anestésico local e promove a libertação de neurotransmissores, nomeadamente endorfinas, responsáveis pela sensação de relaxamento, alívio de dor e tensão e, bem-estar.

Mecanoterapia:
Esta modalidade terapêutica consiste na utilização de materiais ou aparelhos mecânicos, como máquinas específicas de treino, halteres, roldanas, elásticos, entre outros, para tratamento de determinadas situações clínicas. Normalmente, utilizamos esta técnica em casos avançados de recuperação, com o objectivo de desenvolver a funcionalidade das estruturas afectadas, através do aumento da força muscular, mobilidade articular e flexibilidade. Pode ser realizada em contexto de clinica, mas na grande maioria dos casos, realizamos em contexto de ginásio, através do nosso acompanhamento personalizado.