Técnicas de activação muscular
Técnicas de Ativação Muscular (Muscle Activation TechniquesTM), consiste num método terapêutico utilizado no tratamento de lesões e dor crónica.
Ao focar-se na causa do problema e não nos sintomas, o processo MATTM consiste em três etapas: avaliação da amplitude de movimento, avaliação da resposta neurológica muscular e ativação manual dos músculos inibidos.
Diferentes tipos de stress aplicados ao corpo humano podem levar à alteração das vias de comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema muscular resultando em inibição muscular e instabilidade articular.
A tensão muscular é um mecanismo protetor desencadeado pelo nosso sistema nervoso numa tentativa de proteger uma articulação instável. Desta forma, MATTM procura chegar à raiz do problema ao corrigir a raiz da fraqueza ou inibição muscular.
Através de um processo sistemático, MATTM permite identificar e restabelecer a comunicação entre o sistema nervoso e muscular com o objetivo principal de restaurar a capacidade de contração dos músculos.
Na nossa clínica será realizado um diagnóstico da presente condição do seu sistema muscular, seguida de ativação dos músculos inibidos para criar uma fundação para que atinja os seus objetivos, quer sejam eles para uma melhor saúde global, eliminação de dores articulares ou melhoria da performance desportiva. Seguem-se alguns exemplos de lesões nas quais MAT pode ser benéfico:
- Tensão Muscular;
- Lombalgias;
- Cervicalgias;
- Bursites;
- Conflito fémuro-patelar;
- Síndrome da banda ílio-tibial;
- Tendinite do supra-espinhoso;
- Fasciite Plantar;
- Entre outras